Custos crescentes e o valor cada vez maior da experiência do cliente: supply chain, a série

Custos crescentes e o valor cada vez maior da experiência do cliente: supply chain, a série

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

supply-chain-custos-e-experiência-do-cliente

Custos crescentes e experiência do cliente – É verdade que a pandemia impulsionou e acelerou diversas questões, incluindo problemas logísticos e na cadeia de abastecimento. Tudo indica, no entanto, que os problemas poderão perdurar mesmo depois que o vírus for completamente controlado, agora que lidamos também com conflitos globais, demandas superaquecidas, escassez de mão de obra, aumento de custos, mudança nos hábitos de compra, além do maior foco na descarbonização do supply chains.

Não por menos, chegamos agora à terceira semana de uma série sobre o assunto, levantando tendências e soluções para a cadeia de abastecimento global, de acordo com a Descartes, empresa especializada em soluções de logística e supply chain management.

Se você perdeu o conteúdo da semana passada, que trata sobre escassez de capacidade e de inventário, é só clicar aqui.

Hoje falamos sobre os custos crescentes e a importância cada vez maior da experiência do cliente.

5 – Custos crescentes

O fato é que a escassez de materiais, aumento de salários e outros fatores estão levando a inflação para níveis não vistos desde a década de 1980.

Em todo o globo, os custos estão subindo drasticamente devido ao aumento da demanda, escassez de bens e inflação. Provavelmente em nenhum lugar o impacto de custos mais altos foi maior do que no transporte marítimo. Em algumas faixas comerciais, os custos de transporte de contêineres são dez vezes maiores do que os níveis pré-pandêmicos.

Com isso, o foco no crescimento da última década está agora se voltando para a contenção de custos.

Empresas estão procurando maneiras de reduzir o impacto da escalada do custo logístico e da inflação usando eficientemente os recursos que elas têm. Eliminando, assim, atividades não agregadoras de valor e alterando as políticas de serviço. Fatores como sourcing de fornecedores, logística e otimização do supply chain, bem como automação e análise de custo-benefício estão desafiando as organizações a encontrar menor oferta. Visando, portanto, fazer mais a um custo menor e racionalizar como eles atendem os clientes para melhorar as margens. Por isso mesmo, a experiência do cliente nunca valeu tanto.

6 – Experiência do cliente

Ainda em meio ao caos que existe hoje, o cliente é rei, segundo a Descartes. “Empresas que entregam uma experiência diferenciada podem atrair e reter mais clientes, resultando em crescimento mais forte e maior rentabilidade. O supply chain e as operações logísticas passaram à vanguarda das estratégias diferenciadas de experiência do cliente.”

Importante ressaltar que experiência superior não é mais apenas sobre serviço de entrega confiável e consistente. A habilidade para impactar a experiência de compra, engajar o cliente durante todo o ciclo de vida de entrega, além de fornecer ao cliente informações valiosas durante o processo e em tempo real é o que diferencia os líderes de mercado do resto do pacote.

Uma operação logística digitalizada tem a capacidade de transformar a experiência do cliente de ponta a ponta porque toca todo o processo de compra para entrega. Fornecendo, assim, serviços de valor agregado aos clientes e permitindo que, enquanto eles compram, empresas aumentem a receita e reduzam os custos de entrega.

Atualizações de status de entrega em tempo real mantém os clientes informados sobre seus pedidos. Isto, além de ajudar a garantir que eles estejam disponíveis para recebê-lo. Para os clientes B2B, essas informações se tornam muito úteis na determinação antecipada de como querem implantar os bens entregues e maximizar a utilização de seus recursos.

Deixe Um Comentário

  • Categories: Feiras

    Com organização do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol, o SIMM, a edição 2022 da Movinter começa amanhã, 28 […]

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Feiras
  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião