Preloader

Feiras do setor moveleiro: participação garante relacionamento e novos negócios

Feiras do setor moveleiro: relacionamento e novos negócios

[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]

Com o crescimento e as ferramentas do marketing digital, ser fisicamente visto pode até não ser essencial para o mercado. Mas a participação em feiras do setor moveleiro, onde acontece o aperto de mão e a apresentação de lançamentos, faz a diferença quando o assunto é relacionamento com o cliente. 

Para o especialista em indústria e varejo de móveis, Paulo Pacheco, feiras e outros eventos comerciais são “oportunidades únicas” para fortalecer parcerias e garantir a fidelização. “Nessas ocasiões, as empresas podem apresentar novidades em contato direto com diversos clientes já interessados”, conta. “Além de ajudar na prospecção de novos”, completa.

Esses eventos, reforça Pacheco, possibilitam o desdobramento dos encontros em reuniões mais próximas que podem acontecer antes, durante e depois das feiras. “É o que eu chamo de relacionamento refinado, saindo das telas dos computadores e dos smartphones para o ‘tête-à-tête’. Nada é melhor do que isso”, explica.

Conhecimento e informações em feiras do setor moveleiro

Para o show manager da Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (Formóbile), Tatiano Segalin, as feiras também favorecem a troca de informações e experiências, o que é vital para o desenvolvimento do setor. 

“As feiras criam um espaço propício para estabelecer novos contatos e reforçar a rede de negócios e parceiros, e ainda representa uma vantagem competitiva e influencia decisões de compra bem fundamentadas”, acredita.  

Além disso, acrescenta Segalin, a promoção de palestras, workshops e painéis permite que visitantes e expositores se mantenham informados sobre as últimas tendências do mercado moveleiro e atentos a todas as inovações em suas respectivas áreas de atuação.

A Formóbile tem sua décima edição agendada para 2024, com mais de 90% dos espaços comercializados. “Teremos um evento maior e ainda mais completo, com novidades que irão surpreender visitantes e expositores. A organização está em processo de pesquisa e produção das atrações de conteúdo e das interações para networking, que voltarão ainda mais fortes”, avisa.

Grupo Eucatex retorna à Fimma

Paulo Freitas, diretor comercial do segmento Indústria e Revenda da Eucatex
Paulo Freitas, diretor comercial do segmento Indústria e Revenda da Eucatex. Foto: Divulgação

Com tudo isso em mente, o Grupo Eucatex, fabricante de painéis MDF e MDP, chapas de fibra, pisos laminados, portas, divisórias e tintas, marca o seu retorno à Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Conhecida como uma das maiores feiras do setor moveleiro, o evento acontece em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, entre os dias 28 e 31 de agosto. 

A participação da marca acontece após um hiato de oito anos. A última vez em que a Eucatex esteve no evento foi em 2015. De acordo com Paulo Freitas, diretor comercial do segmento Indústria e Revenda da Eucatex, o retorno tem relação com a relevância do polo moveleiro do sul do país.

Freitas reforça que as indústrias do polo representam bem o perfil do cliente da Eucatex, o que confere ainda mais importância para a presença da empresa na Fimma 2023. “Os moveleiros do sul dão grande importância ao mix de produtos. Eles sempre buscam qualidade superior e design atualizado. Nós temos ali uma referência bastante interessante no padrão dos móveis que a região oferece a todo o mercado”, explica.

 Além disso, lembra o diretor comercial, a região de Bento Gonçalves abriga um Centro de Distribuição da Eucatex. “Isso nos permite atender melhor e oferecer serviços e suporte rápido aos nossos clientes”, destaca. “O desafio é entregar competitividade e inovação para apoiar o desenvolvimento do mercado moveleiro”, completa.

Lançamentos sob medida para estreitar o relacionamento

Com esse objetivo principal de promover a inovação na indústria moveleira, a Eucatex leva para a Fimma  um novo conceito como resposta da companhia aos anseios de seus clientes. “O relacionamento da Eucatex com seus clientes é muito próximo. Isso permite que a empresa tenha um feedback rápido e eficiente e busque caminhos para aprimoramento das linhas de produtos e, claro, do próprio relacionamento. Vale a pena aguardar e conferir”, convida.  

A Eucatex leva para a Fimma o conceito de soluções integradas. Com isso, a ideia é suprir todas as etapas do processo produtivo e as exigências de um design diferenciado, que atenda aos desejos de diferentes estilos de consumidores. 

Exemplos disso são o MDP Perffect Wood e Perffect Colors, o MDF BP Matt Soft além da chapa Eucaplac, para fundos, disponíveis nas mesmas cores. São linhas completas de produtos e estratégia de posicionamento de mix para o setor moveleiro.

Cozinha com MDP Perffect, um dos lançamentos da Eucatex para a Fimma 2023
Cozinha com MDP Perffect, um dos lançamentos da Eucatex para a Fimma 2023. Foto: Divulgação

Outra novidade a ser apresentada durante a feira é o Ripado Eucatex. Fabricado em MDF, de elemento decorativo e arquitetônico, ele se transforma em solução para a frente do móvel.

Fimma é a única do segmento em 2023

O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e da Fimma, Euclides Longhi, lembra que a feira é a única feira de fornecedores da cadeia moveleira realizada no Brasil em 2023

Isso reforça, segundo ele, a importância da participação. A expectativa é receber mais de 30 mil visitantes, seguindo a tendência do ano passado, primeira edição pós-pandemia. Por isso, completa, para os expositores, a Fimma é uma grande vitrine de visibilidade, reconhecimento de marca, criação de parcerias e geração de negócios

“Isso impacta positivamente o desempenho das vendas ao longo do ano”, conclui. “Já as indústrias moveleiras e os marceneiros têm uma oportunidade ímpar de conhecer pessoalmente as soluções oferecidas pelos principais fornecedores do país, facilitando seu acesso à inovação”, completa. 

Em 2023, Fimma e Movelsul terão 500 marcas expositoras de diversos segmentos. Na Fimma, cerca de 25% dos expositores são novos, incluindo marcas de outros países, como Itália.

“Principalmente em função de reforçarmos a presença dos importadores, estamos confiantes de que a edição será um sucesso. Devemos gerar em torno de R$2 milhões na Fimma e na Movelsul”, projeta.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também