Promovida no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a Movelsul Brasil 2025 é a maior feira de móveis da América Latina, reunindo fabricantes, lojistas, varejistas e importadores. Além de impulsionar negócios e apresentar tendências do setor, o evento fortalece conexões entre empresas e profissionais, movimentando a economia local em segmentos como hotelaria e comércio. Saiba mais sobre a feira no texto abaixo!
A Movelsul Brasil 2025 começa nesta segunda-feira (17), reunindo os principais nomes da indústria moveleira no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Até o dia 20 de fevereiro, o evento será palco de lançamentos, tendências e oportunidades de negócios, sendo considerada a maior feira do setor na América Latina.
Com expositores de diversas regiões do Brasil e um público formado por lojistas, varejistas e importadores, o evento deve impulsionar o mercado moveleiro nacional e internacional e conta com o patrocinio, entre outros da Sayerlack
Após edições conjuntas com a Fimma Brasil, a feira volta a ser promovida de forma independente, proporcionando um ambiente mais estratégico para fabricantes e compradores.
A mudança permite maior foco na apresentação de produtos, networking e fechamento de negócios, tornando a Movelsul um evento essencial para quem busca inovação e crescimento no setor.

Mercados interno e externo
Além de fomentar o mercado interno, a feira deve impulsionar as exportações e valorizar o design, com rodadas de negócios internacionais e a tradicional mostra do Prêmio Salão Design, referência no segmento desde 1988.
O evento também movimenta a economia local, fortalecendo setores como hotelaria, alimentação e comércio, o que reforça ainda mais a importância de Bento Gonçalves como polo moveleiro.
Quer saber mais sobre a Movelsul Brasil 2025 e o que esperar do evento? Então continue a leitura, pois, neste texto, você vai conferir:
- Quais são as novidades e tendências que a Movelsul 2025 traz ao setor moveleiro?
- Como a feira tem contribuído para a inovação e o crescimento das empresas?
- O que motiva as empresas a participarem da Movelsul 2025?
- Quais são os diferenciais desta edição da Movelsul e quais são as expectativas?
- Quais oportunidades de negócio e de parcerias os visitantes podem encontrar?
- Quais são os desafios do setor moveleiro e como feiras podem ajudar a enfrentá-los?

Quais são as novidades e as tendências que a Movelsul 2025 traz ao setor moveleiro?
A Movelsul Brasil 2025 chega trazendo uma série de novidades e tendências que prometem movimentar o setor moveleiro.
Movelsul Conecta
Segundo Priscila Manfroi, vice-presidente do Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e diretora do Prêmio Salão Design, a feira é considerada um grande encontro de lançamentos, reunindo as principais marcas do setor.
“Nesta edição, apresentamos o Movelsul Conecta, um pavilhão totalmente novo com foco nos segmentos de planejados, corporativo, decoração e serviços para o varejo. Ampliamos a diversidade de expositores para tornar a Movelsul Brasil ainda mais completa”, destaca.
Prêmio Salão Design
Uma das principais atrações desse espaço será a mostra do Prêmio Salão Design, a mais tradicional premiação brasileira de design de mobiliário, que nesta edição estará ainda maior.
“Neste espaço, também vamos apresentar a mostra do Prêmio Salão Design, maior, com 87 produtos finalistas e premiados”, afirma Manfroi.

Arena do Conhecimento e Arena de Conteúdo
O evento contará, também, com palestras na Arena do Conhecimento, que vai reunir especialistas para debater temas importantes para o setor.
Já no Pavilhão D, os visitantes vão encontrar a Arena de Conteúdo, com participação de expositores e palestrantes, e a mostra Design da Imigração, que traz artefatos produzidos por imigrantes italianos e alemães.
Tiny House
Outra grande novidade estará no Pavilhão B: uma mini casa de 45 metros quadrados, projetada para demonstrar soluções inovadoras para lares compactos, segmento que ganha cada vez mais relevância no mercado global.
De acordo com Cíntia Weirich, presidente do Sindmóveis, a apresentação da Tiny House durante a feira reforça um nicho promissor para o setor moveleiro.
“Por sua praticidade, casas nômades são cada vez mais comuns tanto na cidade quanto em propriedades de descanso no litoral, no campo ou na serra. Elas são instaladas com a estrutura pronta, mas precisam de móveis. Por isso, tanto indústrias quanto arquitetos e designers de interiores podem pensar em soluções que atendam às demandas dos pequenos espaços”, comenta.

Como a feira tem contribuído para a inovação e o crescimento das empresas?
Segundo Cleberton Ferri, diretor Internacional do Sindmóveis, a Movelsul Brasil tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da indústria moveleira ao longo dos anos.
Para Ferri, a feira sempre se manteve atenta aos movimentos do mercado e buscou impulsionar a inovação e o crescimento das empresas.
“Entendemos que o fomento às exportações impulsiona a inovação e o crescimento das empresas, então esse é um diferencial em relação a outras feiras de negócios”, afirma.
Dessa forma, para a edição de 2025, a Movelsul ampliou suas ações voltadas à internacionalização. Tradicionalmente, a feira já traz importadores dos principais mercados-alvo do setor, estratégia que se mantém.
Parceria com o Procompi
No entanto, a grande novidade deste ano é a parceria com o Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias), uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Nacional, do Sebrae Rio Grande do Sul e da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul).
Com isso, serão promovidas rodadas de negócios internacionais exclusivas para micro e pequenas empresas, o que deve ampliar as oportunidades de exportação para esse segmento.

Projeto Brazilian Furniture
Além disso, o Brazilian Furniture, projeto da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil, vai promover rodadas de negócios internacionais durante a feira, fortalecendo ainda mais a conexão entre as marcas brasileiras e o mercado externo.
Para facilitar esse intercâmbio, a Movelsul vai contar com o Lounge Internacional, localizado no Pavilhão A, um espaço dedicado ao networking e suporte para importadores interessados nos produtos e inovações dos expositores.
Inspiração na mostra do Prêmio Salão Design
Outro ponto de destaque para a internacionalização é a mostra do Prêmio Salão Design, que há mais de 35 anos aproxima indústrias e designers, fomentando inovação, sustentabilidade e competitividade.
“Visitar a mostra oferece inspiração e network tanto para os designers quanto para indústrias expositoras e demais visitantes da feira”, destaca Ferri.
“Tudo isso se conecta em um ambiente extremamente próspero para o setor moveleiro, criando oportunidades tanto no mercado interno quanto no mercado externo. É uma feira que realmente vale a pena ser visitada”, complementa.

O que motiva as empresas a participarem da Movelsul 2025?
Em 2025, a Movelsul Brasil retorna ao seu formato original, trazendo um evento mais completo e com novas oportunidades para os expositores.
De acordo com Weirich, a feira resgata sua identidade independente após duas edições realizadas em conjunto com a Fimma Brasil. “Desse modo, conseguimos criar novos projetos, ampliar os segmentos de expositores e criar um evento mais completo para os visitantes.”
Conforme aponta a presidente do Sindmóveis, a retomada desse formato reforça a Movelsul como a principal plataforma de negócios do setor moveleiro, conectando indústrias a lojistas, importadores e especificadores.

Ampliação dos segmentos de exposição
A ampliação dos segmentos de exposição também impulsiona a diversidade do público presente, o que deve criar novas possibilidades de parcerias e expansão de mercado.
“Nossa expectativa é bastante otimista, porque a Movelsul 2025 será uma feira realmente diferenciada”, afirma Cíntia.
Com um ambiente estratégico para lançamentos e networking, a feira se destaca como um espaço essencial para empresas que buscam visibilidade, inovação e crescimento no setor.
A participação do Grupo Castor
Hélio Antonio Silva, CEO do Grupo Castor, também compartilhou sua visão sobre a Movelsul 2025.
“Participar da Movelsul é quase uma obrigação para quem vive o setor moveleiro. A feira é uma vitrine incrível para mostrar o que temos de melhor e, claro, para ver o que o mercado está aprontando. Nossa expectativa é fortalecer relações, gerar novos negócios e surpreender com o sucesso do Biocomfort®, que já vem chamando bastante atenção do mercado”, comenta.
Silva também destacou a relevância do evento para as inovações do setor. “O que nos interessa é ver como o setor está se reinventando, seja em materiais inovadores, processos de produção mais eficientes ou até mesmo novas abordagens de conforto.”

A participação do Grupo K1 S.A.
Celso Theisen, vice-presidente do Grupo K1 S.A., também aponta a importância da feira como um ponto de encontro estratégico.
“A Movelsul se consolidou como a principal feira de negócios do setor moveleiro na América Latina, promovendo inovação e oportunidades estratégicas de expansão. Esse evento sempre foi um ambiente de atualização de tendências e networking, que conecta as indústrias a mercados globais, fortalecendo exportações e parcerias internacionais”, afirma.
Theisen também destaca o foco crescente nas práticas sustentáveis. “O aprimoramento dos processos produtivos tem se alinhado às exigências do consumidor moderno, e é aqui, na Movelsul, que vemos a convergência de inovação com práticas sustentáveis, um diferencial cada vez mais valorizado.”

Quais são os diferenciais desta edição da Movelsul e quais são as expectativas?
Com a volta ao formato original, a Movelsul Brasil 2025 promete ser um evento ainda mais completo e inovador, com diferenciais que devem atrair a atenção do setor moveleiro.
Diante disso, Weirich ressalta a importância dessa retomada, afirmando que “as duas últimas edições da Movelsul, em 2022 e 2023, foram realizadas em conjunto com a Fimma Brasil. Agora, a feira retorna ao seu formato original e independente. Dessa forma, conseguimos criar novos projetos, ampliar os segmentos de expositores e criar um evento ainda mais completo para os visitantes.”
Expectativas positivas
Neste contexto, de acordo com a presidente do Sindmóveis, a expectativa para a Movelsul 2025 é bastante positiva.
“Nossa expectativa é muito otimista, porque a Movelsul 2025 será uma feira realmente diferenciada”, afirma, destacando que o evento de 2025 terá mais oportunidades e um ambiente mais dinâmico para todos os envolvidos.

Quais oportunidades de negócio os visitantes podem encontrar na Movelsul 2025?
Conforme afirma a organização da feira, a Movelsul 2025 promete ser um verdadeiro ponto de convergência de negócios para os profissionais do setor moveleiro.
Para Weirich, a própria visita ao evento já oferece diversas oportunidades. “Ir à Movelsul já permite fechar negócios e parcerias, afinal, cerca de 200 marcas apresentam seus lançamentos e soluções. Cada pavilhão, cada rua, cada estande é uma possibilidade diferente”, afirma.

Fortalecimento da presença
Além disso, a presidente do Sindmóveis enfatiza a importância da feira para fortalecer a presença de diferentes players do mercado, especialmente importadores e lojistas.
“Quanto aos projetos, damos atenção especial à presença de importadores e lojistas, movimentando as exportações e o varejo interno”, explica.
Essa diversidade de expositores e a variedade de soluções apresentadas, segundo Weirich, criam um ambiente fértil para novos negócios, tornando a Movelsul 2025 uma oportunidade para quem busca expandir suas conexões e fortalecer sua atuação no setor.

Quais são os desafios do setor moveleiro e como feiras podem ajudar a enfrentá-los?
O setor moveleiro enfrenta uma série de desafios nos próximos anos, muitos dos quais, conforme a opinião de Weirich, estão relacionados à economia.
“Os principais desafios para o setor moveleiro nos próximos anos estão, de algum modo, ligados à economia, seja nos custos de matérias-primas e carga tributária, seja no poder de compra da população e no incentivo ao crédito”, afirma.
Obstáculos no cenário internacional
Além disso, o cenário internacional tem gerado impactos significativos no setor, desde as flutuações cambiais até condições políticas e econômicas que podem facilitar ou dificultar as relações comerciais.
Nesse contexto, a presidente do Sindmóveis destaca que um dos caminhos para as indústrias se manterem fortes é a união pelo associativismo, pois “o setor ganha força e voz”.

A Movelsul 2025 como uma vitrine brasileira
Em meio a esses desafios, a Movelsul 2025 é considerada uma ferramenta para as empresas. Segundo Weirich, a feira é a grande vitrine brasileira para as indústrias apresentarem lançamentos, estreitarem relacionamentos com parceiros e prospectarem novos mercados.
A presidente do Sindimóveis também reforça que “a feira é reconhecida como a principal do setor moveleiro na América Latina, destacando-se em área, número de expositores e visitantes”.
Dessa forma, para Weirich, “a Movelsul cria condições para empresas e profissionais do setor fazerem ótimos negócios não apenas durante a feira, mas também após, porque muitos contatos iniciam no evento”.