As tendências de inovação no setor moveleiro ganham novos ares com o evento promovido pelo Iner e pelo Pró-Espuma em São Paulo. Reunindo especialistas, gestores e profissionais da área, a iniciativa busca inspirar transformações através de soluções inovadoras que impulsionam a eficiência e a sustentabilidade na produção de móveis e colchões. Boa leitura!
Com o slogan “Renovação que Inspira”, o Iner (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) promoveu, no dia 2 de setembro de 2024, o Pró-Espuma Day, evento que reuniu fabricantes e gerentes da indústria de colchões no Teatro Santa Cruz, no Shopping Santa Cruz, em São Paulo/SP.
A programação, que foi elaborada para promover o debate sobre inovação e qualidade no setor, contou com palestras de especialistas renomados, incluindo Marcelo Monteiro, coordenador de conformidades do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia); Maurício Queiroz, diretor da MQ Design de Consumo; Carlos Ferreirinha, fundador e presidente da MCF Consultoria; Ricardo Potenza e Jessica Iglesias, do Incentive-me, uma plataforma de incentivo de vendas.
Abertura do evento
Durante a abertura do evento, Débora Fernandes, diretora executiva do Iner, apresentou as ações que foram desenvolvidas pelo Instituto ao longo do ano, como a participação em feiras da indústria moveleira e do sono tanto no Brasil quanto no exterior.
Fernandes destacou, ainda, os resultados que o Iner obteve na grande imprensa e nas redes sociais, o que têm contribuído para que o Instituto seja cada vez mais reconhecido como referência no mercado de colchões e no ecossistema do sono.
A diretora executiva lançou a campanha de incentivo “Qualidade Vencedora”, que foi desenvolvida em conjunto com a Incentive-me.
“Estamos construindo passo a passo com o time da Incentive-me para abrangemos vencedores das cinco marcas associadas e lojas de marca própria, assim como multimarcas, de uma forma inédita”, adianta.
Programação do Pró-Espuma Day
Realizado de forma híbrida, o evento reuniu, presencialmente, cerca de 200 pessoas, divididas entre fabricantes, gerentes da indústria de colchões e profissionais da imprensa.
Participaram, ainda, de forma on-line, representantes de diferentes localidades do Brasil, como Rio Claro/SP, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, Maringá e outras.
Conforme a organização do Pró-Espuma Day, aproximadamente 100 participantes acompanharam a transmissão do evento, reunidos nas sedes das indústrias das marcas fabricantes associadas ao Iner.
Palestras do Pró-Espuma Day
Durante a programação do evento, Marcelo Monteiro, diretor do Inmetro, explicou aos participantes como são feitas as operações de fiscalização e organizou um diálogo aberto sobre a importância da ação conjunta com os fabricantes e os gerentes da indústria para que os padrões de qualidade e de conformidade dos colchões sejam cada vez mais elevados.
Os palestrantes Maurício Queiroz, fundador e CEO da MQ Design de Consumo, e Carlos Ferreirinha, fundador e presidente da MCF Consultoria, contribuíram com suas inspirações, mostrando que o setor colchoeiro deve se posicionar não apenas como desenvolvedor de um produto “commodity”, mas também buscar, de forma constante, estratégias e ações inovadoras que tenham como objetivo se reconectar com os consumidores.
Maurício Queiroz
A organização do Pró-Espuma Day destaca a apresentação de Queiroz, que mostrou as principais atualizações sobre ações inovadoras e estratégicas que valorizam ainda mais a jornada do consumidor no PDF (Ponto de Venda).
Ao final de sua palestra, o fundador e CEO da MQ Design e Consumo destacou uma frase para inspirar o setor: “Fabricamos colchões, mas vendemos sonhos”.
Carlos Ferreirinha
Ferreirinha, por sua vez, abordou as iniciativas inovadoras que podem ser adotadas para superar a concorrência no mercado colchoeiro.
Nesse sentido, o fundador e presidente da MCF Consultoria ressaltou a importância da prática constante da leitura e da absorção de novos conhecimentos. De acordo com Ferreirinha, esses são grandes diferenciais para as vendas.
“Encontre alternativas para expandir repertório para ter mais conteúdo. Quanto mais temos informações de costumes, hábitos e vivências, mais capazes seremos de estimular o consumidor”, aconselha Ferreirinha.
Outro ponto destacado pelo fundador e presidente da MCF foi a importância de saber defender a diferenciação. Afinal, defende que “ninguém compra um produto mais caro porque precisa, mas sim pelo valor agregado que existe que existe no produto”.
“Temos que driblar a síndrome de hardy, de vitimização. Há um mantra na minha vida, para onde jogo todas as minhas forças: o Brasil das oportunidades é infinitamente maior do que o Brasil das dificuldades”, finaliza.