Tendências 2022 / 2023: o Pop Tropical e o Latino Urbano inspiram estilos e movimentos no design de interiores

Tendências 2022 / 2023: o Pop Tropical e o Latino Urbano inspiram estilos e movimentos no design de interiores

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Tendências 2022 / 2023 – No primeiro artigo de nossa série em parceria com a Eucatex, publicado em 28 de abril, tratamos da previsibilidade parcial do futuro. Isto porque o que será comum no futuro próximo surge agora, neste momento. É disto que trata o estudo em que a Eucatex baseia os seus lançamentos, tanto para a indústria moveleira e revenda madeireira como para os seus portfólios para a construção civil.

A partir de agora vamos começar a aprofundar os quatro grupos de gosto citados anteriormente, iniciando por dois deles: o Pop Tropical e o Latino Urbano. Bem como falar sobre as tendências 2022/2023 apontadas no estudo da Tendere, agência de pesquisas e soluções criativas, da qual a Eucatex é parceira, levantando suas relações diretas com o morar, nosso ponto de interesse.

Pop Tropical

Para as pessoas que se identificam com esse grupo de gosto, a decoração é um meio poderoso de expressão. Meio, este, que pode não raramente ser dramático e acumular muitas referências no décor (seja residencial ou comercial). Bases de cultura popular com opulência, exuberância, sensualidade e uma pitada de excentricidade começam, assim, a serem cada vez mais vistas no design de interiores e de móveis.

“O excesso de elementos e a sensualidade exacerbada baseiam as escolhas de tons, materiais e layouts na indústria moveleira. Levantando, assim, uma tendência por cores festivas e nostálgicas, que ganha força a partir deste ano e já começa a ser vista nas principais feiras e mostras ao redor do mundo, como ocorreu na Expo Revestir 2022”, ressalta a Consultora de Marketing da Eucatex, Andrea Krause. A tendência para esse grupo de gosto, no estudo realizado em 2022, foi chamada pela fornecedora de painéis e superfícies como “Cores e Nostalgia”.  

  • Lacca AD Grafite Intenso

Tendências 2022 / 2023

  • BP Raízes Peroba Rosa

Tendências 2022 / 2023

Esse gosto funde suas raízes populares (suas próprias, e não “importadas” do imaginário) com informações globais, explorando o conceito de “glocalidade”, cada vez mais observado no desenvolvimento de novos desenhos, cores e padrões de superfícies para o mobiliário.

Com saudade das festas e das comemorações típicas de cada país ou região, como o nosso Carnaval e nossa Festa Junina, este grupo de gosto vem com tudo em cores, brilho e texturas, deixando a casa sempre pronta para celebrações.

  • Lacca Metallic EscovadoTendências 2022 / 2023
  • Lacca AD Amarelo GemaTendências 2022 / 2023

Misturando, para tanto, referências dos anos 80, mais estruturadas, com lembranças e heranças da casa dos avós. Criando, assim, um mix de texturas variadas, tais como rendas, penas, veludo molhado, entre outras, que chega neste ano com muita cor vibrante, contrastes e brilho.

Os ambientes que seguirem essa pegada, portanto, irão exalar diversão, animação, alegria e, sobretudo, comunhão e conexão entre as pessoas. Por isso, unir o novo ao antigo é tão importante.

  • MDP Nogal Manchester

Tendências 2022 / 2023

  • MDP Perffect Touch Verde Belagio

Tendências 2022 / 2023

Latino Urbano

Ainda numa vertente cultural, unindo a ousadia latina com o cosmopolitismo urbano de quem vive em grandes cidades, o chamado “Latino Urbano” é outro grupo de gosto que afirma uma queda pelo brilho futurista como tendência no design, segundo as pesquisas estratégicas desenvolvidas pela Tendere para a Eucatex.

  • Mettalic Galaxia

Tendências 2022 / 2023

  • BP Matt Plus Blue Sky

Tendências 2022 / 2023

“Com uma expressão ousada de quem se interessa por moda, design, arquitetura e tudo o que é informação estética internacional, esse grupo quer mostrar que sabe usar essas referências com desenvoltura. Criando, assim, lugares instagramáveis, que façam com que se sintam verdadeiros trendsetters”, pontua, mais uma vez, Andrea Krause.

A tendência para este grupo é a Futurist Glow.

  • BP Raízes Natural Oak

https://setormoveleiro.com.br/tendencias-2022-2023-inspiram-estilos-e-movimentos-no-design/

  • Lacca AD Desert Rose

Tendências 2022 / 2023

Para atender a esses consumidores, a Eucatex e a Tendere alertam: a diversão está de volta! Mergulhados em um universo tecnológico fascinante e entusiasmado, não importa se a casa a que estamos nos referindo é física ou digital. Esse grupo precisa incluir os elementos estéticos lidos como tecnológicos para compor seus lares.

Novos materiais, segurança biotecnológica, internet das coisas (IoT). Enfim, estar conectado com o que há de mais tecnológico é o que importa nessa tendência. Isso porque, os cenários digitais super incrementam e se tornam verdadeiras adorações para transmitir o que chamam de “mood do dia”, algo como o humor do dia.

  • BP Grafis Arenas
    Tendências 2022 / 2023
  • BP Raízes Carbono

Tendências 2022 / 2023

Deixe Um Comentário

  • Categories: Feiras

    Ocorreu na tarde de ontem, 29 de junho, a 3ª edição do PAINEL SETOR MOVELEIRO. Após duas edições com grande […]

  • Categories: Varejo

    Enquanto os preços dos móveis vêm subindo no varejo, as vendas em volume de peças caíram 6,7% na relação do […]

  • Categories: Feiras
  • Categories: Demanda em Foco

    Tema bastante interessante, trazendo-nos diversos insights para nos ajudar a entender como crescer em um mercado cada vez mais árduo, […]

  • Categories: Marketing

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião