Chegamos, finalmente, ao nosso último conteúdo da série “O Futuro do Varejo” na Plataforma Setor Moveleiro. Futuro, este, que como diz aquela velha frase conhecida por quase todos os brasileiros: já começou! A verdade, porém, é que enquanto caminhamos em direção a um amanhã mais prático e interconectado, a disrupção no varejo só irá acontecer plenamente quando houver uma mudança de pensamento e de comportamento dentro das empresas para que, então, a evolução tecnológica seja intrínseca, saindo do papel.
“As empresas que atendem o varejo devem desenvolver soluções que sejam aplicáveis à realidade nacional e que possam ser absorvidas sem atrito e com agilidade, para que se tornem parte da cultura varejista no País”, ressalta Carlos Bessa, CEO da Plataforma Setor Moveleiro e responsável por ministrar a palestra “O Futuro do Varejo” durante a edição 2022 do Varejo Experience Brasil, que inspira esta série de conteúdos.
Com diversas temáticas, que passaram pela história do varejo até as transformações digitais, prosseguindo por questões cruciais como atendimento, omnicanalidade, sustentabilidade, governança, novas modalidades de pagamento e entrega, gestão de dados e muito, muito foco no cliente, a maior contextualização só pode ser uma: o futuro do varejo é figital, unindo o mundo físico ao digital! Mas, mais do que isso, o futuro do varejo será cada vez mais centrado na experiência do cliente.
Esse movimento auxilia as organizações do setor a liderarem evoluções em seus modelos de atuação, fomentando a concorrência e contribuindo para o crescimento do mercado.
A boa notícia é que muitas redes já compreenderam que a transformação acontece de dentro para fora e estão caminhando em direção à mudança cultural.
Um comentário negativo pode gerar uma rede de boicote. Assim como um simples painel instagramável, uma forma de pagamento facilitada, um atendimento integrado e humanizado, além de outros pequenos mimos podem gerar uma enxurrada de mídia espontânea. Em qual lado você quer estar?
Reveja agora os principais pontos de atenção para se integrar ao passado, o presente e ao futuro do varejo: