Preloader

Varejo 2023: primeiros dados de desempenho das vendas de móveis no ano

Varejo 2023 - primeiros dados de desempenho das vendas de móveis no ano - Plataforma Setor Moveleiro

Varejo 2023 – Em janeiro de 2023, o volume de vendas do comércio varejista nacional subiu 3,8% frente ao mês imediatamente anterior. Isso, na série com ajuste sazonal analisada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em sua primeira divulgação da Pesquisa Mensal do Comércio deste ano, após passar por um período de reformulações e a aplicação de novas metodologias para retratar mudanças econômicas da sociedade.  

Com isso, a média móvel trimestral para o varejo foi de 0,1% no trimestre encerrado em janeiro. O acumulado nos últimos 12 meses (+1,3%) superou a variação acumulada até o mês anterior  (+1,0%).

Varejo 2023 - primeiros dados de desempenho das vendas de móveis no ano

Qual o cenário para as vendas de móveis no varejo em 2023?

Na passagem de dezembro de 2022 para janeiro de 2023, sete das oito atividades do comércio varejista tiveram taxas positivas, entre elas, a categoria “móveis e eletrodomésticos”: +1,3%.

Em relação a janeiro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,6%, com alta em seis das oito atividades pesquisadas. Móveis e eletros entram nesse levante, apresentando alta de +3,4% nessa variação, a terceira no campo positivo após sete meses registrando queda. No entanto, no indicador que compara os últimos 12 meses, o setor apresenta queda (-5,6%). Resultado, este, que vem se mantendo no campo negativo desde outubro de 2021, quando havia registrado -0,7%.

Contudo, o cenário das vendas apenas de móveis — ou seja, excluindo-se os eletrodomésticos —, apesar de apresentar uma baixa menor em janeiro (-6,8%) que no mês anterior (-9,9%)  ainda é de lenta recuperação. No acumulado de 12 meses a taxa de variação negativa de -11% é a pior do mercado, confirmando a força que o setor tem feito para superar tal panorama.

Quando se trata da receita nominal, porém, a variação é positiva para os móveis no acumulado do ano: 4,3%. Na mesma comparação, a categoria de móveis somados os eletros teve resultado ainda melhor: +7,7%. Verifica-se com isso que os eletros puxam os índices para cima. 

Veja mais:

Cenário_moveleiro_Pesquisa_Mensal_do_Comércio_Jan2023

Pesquisa Mensal do Comércio

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE 2023 passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.

É necessário atualizar o período base (2014) para adotar pesos que melhor reflitam as condições atuais. Ou seja, com relação à tecnologia de produção e mudanças no padrão de consumo. Para que assim, então, se possa acompanhar a conjuntura com mais proximidade da realidade, produzindo indicadores de melhor qualidade.

Veja também