CALENDÁRIO SETOR MOVELEIRO: Novos formatos e convergência de ideais marcam a retomada dos eventos físicos

CALENDÁRIO SETOR MOVELEIRO: Novos formatos e convergência de ideais marcam a retomada dos eventos físicos

25 de fevereiro de 2022Categories: FeirasTags: , , ,

Compartilhe nas redes!

Compartilhe nas redes!

Estamos entrando no último mês do primeiro trimestre de 2022 e muita coisa já aconteceu, assim como tantas outras estão por vir. Se enquanto vivíamos uma explosão na demanda por móveis no País, lá no já longínquo segundo semestre de 2020, alguns chegaram a cogitar a viabilidade de um mundo sem eventos de negócios físicos; a desaceleração nas vendas nos últimos meses fez despertar, mais do que nunca, o desejo e a necessidade do retorno das feiras e rodadas de negócios presenciais no setor moveleiro.

Pontos que ficaram muito claros nas dinâmicas e resultados alcançados com a realização dos primeiros eventos do ano, que, mais do que oportunidades de negócios face to face, exaltaram a importância do relacionamento e da troca de informações entre os diferentes players da cadeia moveleira — de fornecedores, passando por fabricantes até lojistas e demais profissionais — para a construção de novos caminhos para velhos problemas, do abastecimento de matérias-primas à venda ao consumidor final.

“Eu realmente acredito que o nó de nosso setor esteja na ponta. Dessa forma, enquanto este assunto não for tratado em uma campanha de valorização do mobiliário, que faça o consumidor enxergar o móvel como uma de suas prioridades, o que hoje representa algo em torno de apenas 1% do orçamento das famílias, as feiras deverão exercer um papel ainda maior do que a simples exibição de produtos e realização de negócios, mas também de estabelecer o diálogo e ampliar a comunicação entre quem fabrica e quem vende. Assim, apurando as dores, estreitando relacionamentos e alinhando o mercado”, reforça Carlos Bessa, CEO da Plataforma Setor Moveleiro e idealizador do PAINEL SETOR MOVELEIRO.

Primeiro, vamos falar do que passou e do que aprendemos com os primeiros eventos físicos a retomarem suas atividades.

CALENDÁRIO SETOR MOVELEIRO

24 A 27 DE JANEIRO
FEMUR – Feira de Móveis de Minas Gerais

O cenário pandêmico que ainda abala chegou a causar certa insegurança entre os expositores da 15ª Femur. No entanto, a adesão de mais de 10 mil lojistas nos quatro dias de evento, que não só estiveram lá realizando negócios, como também estiveram presentes e se mostraram participativos nas ações paralelas à feira, confirmou a carência desses profissionais pela volta de eventos físicos para que pudessem conhecer as novidades dos fabricantes, negociar condições de compras, discutir ideias e alinhar o setor.

Questões que pautaram o 1º Encontro de Lojistas de Móveis da Femur, também com um número surpreendente de inscritos, trazendo um novo prisma para o varejo brasileiro. Relembre mais sobre a ação clicando aqui.

Mais informações: www.femur.com.br

18 DE JANEIRO A 05 DE FEVEREIRO
CIRCUITO PARANAENSE DO MOBILIÁRIO

Aproveitando a estrutura da cidade de Arapongas (PR) e das empresas do polo moveleiro local para receber lojistas de todo o Brasil e até de países vizinhos, o 1º Circuito Paranaense do Mobiliário se destacou por seu formato inovador, alinhado a uma rede inteligente de logística e atendimento, que extrapolou os limites dos tradicionais pavilhões de evento. Proporcionando, assim, mais circularidade, tanto em termos do combate à Covid-19 quanto em relação à possibilidade de lojistas conhecerem as fábricas e negociarem diretamente com os fabricantes de seu interesse em um ambiente 100% livre de ruídos e voltado aos negócios.

A exemplo da Femur, o Circuito também se focou, além da compra e venda, na troca e na convergência de ideias, proporcionando diferentes tipos de atividades programadas, desde visitas técnicas com foco na qualificação de jovens até o apoio a palestras sobre economia, varejo e indústria brasileira, tal qual o PAINEL SETOR MOVELEIRO, que reuniu grandes profissionais e milhares de pessoas em sua edição de estreia — clique para saber mais.

Mais informações: www.sima.org.br

01 A 04 DE FEVEREIRO
FEIRA ABIMAD – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração

A primeira Feira ABIMAD foi realizada em 2004, um ano após a inauguração da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, que dá nome ao evento. Hoje, trata-se da principal feira de Alta Decoração da América Latina, com duas edições anuais e três importantes programas: ABIMAD Export, ABIMAD VIPs e Revista Hall. Ao todo, somam-se mais de 180 marcas de móveis associadas que em grande parte participam do evento, apresentando o que há de mais exclusivo em termos de mobiliário e design contemporâneo legitimamente brasileiro.

Com entrada limitada a lojistas de móveis e objetos de decoração, arquitetos, designers, decoradores e imprensa, devidamente credenciados, os expositores da edição de retomada do evento investiram pesado em lançamentos e também nos próprios estandes, com projetos assinados e que, mais do que vender produtos, vendiam valores, contribuindo para passar mensagens e contar o conceito das marcas num mundo em re-desenvolvimento.

Mais informações: www.abimad.com.br

08 A 10 DE FEVEREIRO
YES MÓVEL SHOW – SÃO PAULO

Organizada no formato “super loja”, a Yes Móvel Show São Paulo reuniu aproximadamente 150 indústrias de móveis, eletros e colchões, que apresentaram seus produtos e soluções para cerca de cinco mil visitantes de 25 diferentes estados brasileiros.

Em novo formato, mais disruptivo, no maior mercado consumidor do Brasil, o evento seguiu a ideia de testar novos conceitos para exposições físicas no setor moveleiro. Focando-se cada vez mais na experiência dos clientes. Mostrando, assim, que não só os consumidores finais estão buscando por processos de compra mais customizados, como as próprias interações entre fabricantes e lojistas deverão seguir este caminho.

Mais informações: www.yesmovelshow.com.br

E o que ainda está por vir no calendário do setor moveleiro?

08 A 11 DE MARÇO
EXPO REVESTIR

Considerada a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, a 20ª edição da Expo Revestir ocorre de 8 a 11 de março de 2022, de forma híbrida.

A versão digital trará os lançamentos, as novidades e o Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC), com palestrantes nacionais e internacionais, para profissionais e estudantes. Além de um conteúdo exclusivo criado por parceiros do evento.

Por sua vez, a versão física marca a retomada da visitação presencial e confirma sua vocação de conectar negócios e profissionais. A feira híbrida é destinada a revendedores, arquitetos, moveleiros, designers de interiores e todos que fazem parte da cadeia produtiva em especial da construção, mas também da decoração e do mobiliário.

Onde? Transamerica Expo Center, São Paulo (SP)
Quando? 08 a 11  de março de 2022
Mais informações: www.exporevestir.com.br

14 A 17 DE MARÇO
FIMMA BRASIL – Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira
MOVELSUL BRASIL – Feira de Móveis do Brasil e da América Latina

As duas principais feiras voltadas ao setor moveleiro no estado do Rio Grande do Sul, a Fimma e a Movelsul, uniram forças e terão suas próximas edições realizadas em conjunto, entre os dias 14 e 17 de março de 2022, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

“A decisão surge como uma resposta ao momento de excepcionalidade no qual vivemos e oferece uma nova data alinhada ao cronograma mundial de eventos do setor, oferecendo oportunidades integradas para toda a cadeia madeira e móvel num mesmo lugar”, afirmam as equipes organizadoras da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Tradicionalmente, as feiras são promovidas em anos intercalados. A Fimma (que estava agendada para abril de 2021) nos anos ímpares, sendo voltada à exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios. E a Movelsul (que deveria ter ocorrido em março de 2020) nos anos pares, com expositores de mobiliário e decoração.

Onde? Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Quando? 14 a 17  de março de 2022
Mais informações: fimma.com.br / www.movelsul.com.br

16 A 19 DE MAIO DE 2022
MOVELPAR SHOW

A Movelpar passa a se chamar Movelpar Show. Após dois anos sem a realização do evento físico devido às restrições impostas para o combate à pandemia de Coronavírus no Brasil, o evento volta a ser realizado de forma presencial em 2022, agora sob organização da Yes, empresa especializada em feiras no setor.

O evento continuará a ser realizado no Expoara Centro de Eventos , em Arapongas (PR), de 16 a 19 de maio de 2022. A previsão da organização é de reunir 150 expositores de móveis, eletros e decoração, unindo a tradição e representatividade do polo moveleiro paranaense com um formato mais moderno de showrooms.

“Desde seu lançamento em 1997, a feira se destacou pelo seu caráter acolhedor. Esse novo cenário nos fez refletir e buscar novos caminhos para a realização de um evento moderno, sustentável, que atenda aos expositores e clientes, e que continue sendo acolhedor como sempre”, pontua Adilson Rodrigues, diretor-executivo da Movelpar.

Onde? Expoara Centro de Eventos – Arapongas (PR)
Quando? 16 a 19 de maio de 2022
Mais informações: www.movelpar.com.br / www.yesmovelshow.com.br

17 A 20 DE MAIO DE 2022
MÓVEL BRASIL SÃO BENTO DO SUL

Vitrine do polo moveleiro da região de São Bento do Sul (SC) — um dos mais avançados clusters de móveis no mundo — , a Móvel Brasil também atrai expositores dos demais estados do Sul e do Sudeste brasileiro, sendo referência no segmento de média e alta decoração. Em sua 13ª edição, em 2022 a feira deverá oferecer oportunidades únicas para lojistas que buscam móveis e acessórios de decoração com design, conceito sustentável e posicionamento competitivo.

Para o próximo ano são esperados uma média de 100 expositores e mais de 10 mil visitantes de todas as regiões do País, além de compradores internacionais, nos quatro dias do evento. “Valorizada pelo mercado, a Móvel Brasil 2022 é atrativa para destacar marcas e criar oportunidades reais de relacionamento e negócios”, destaca o Sindusmobil (Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul).

Onde? Centro de Eventos Promosul – São Bento do sul (SC)
Quando? 17 a 20 de maio de 2022
Mais informações: www.movelbrasil.com.br

20 A 23 DE JUNHO
SALÃO DE GRAMADO

O Salão de Gramado é uma feira que se qualifica ano após ano, trazendo empresários, donos de loja, fabricantes, designers, arquitetos e decoradores focados em realizar negócios, entregando expressivos resultados e firmando parcerias.

Nascido por iniciativa de um grupo de empresários da região, o Salão de Gramado (RS) tem como intuito fomentar o setor moveleiro, possibilitando a troca de experiências, novos contatos e a apresentação de tendências do setor. Durante os dias de evento, o visitante conhece diversos fabricantes de móveis e decoração de todo o Brasil, dispostos em uma área de 12,5 mil m², no Serra Park.

As ações para a edição 2022 já começaram com a confirmação de presença de diversos expositores, e com as parcerias firmadas entre o Salão e empresas do ramo da gastronomia e do entretenimento para oferecer uma estrutura e experiências ainda mais completas aos visitantes.

Onde? Serra Park – Gramado (RS)
Quando? 20 a 23 de junho de 2022
Mais informações: salaodegramado.com.br

05 A 08 DE JULHO
FORMÓBILE –  Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira

A ForMóbile é um evento consagrado e referência, destinado aos profissionais e empresas do setor moveleiro de toda a cadeia: marceneiros, arquitetos, designers, industriais, lojistas, especificadores etc. A oitava edição, que ocorreu em 2018, acumulou números expressivos de expositores, de visitação e de participação nos conteúdos direcionados: mais de 70 horas.

Com quatro dias de duração, a feira registrou 59.160 pessoas que conferiram as tendências e inovações em acessórios e componentes, máquinas e equipamentos, ferragens, matérias-primas e insumos apresentadas por cerca de 500 marcas de 13 países. Em agosto deste ano, a Informa Markets, organizadora da feira, realizou a ForMóbile Xperience, uma experiência 100% online e gratuita. Para 2022, as expectativas são de um evento ainda mais pulsante e com bons negócios tanto no formato físico quanto digital.

Onde? São Paulo Expo – São Paulo (SP)
Quando? 05 a 08 de julho de 2022
Mais informações: www.formobile.com.br

18 A 20 DE AGOSTO
FEMOPE – Feira de Móveis de Pernambuco

Muito mais que um evento de visibilidade para os expositores, a Femope objetiva se colocar como uma feira estratégica pela qualificação dos visitantes, com perspectiva de negócios substanciais e competitivos.

Diferente dos demais eventos, a feira contou com uma edição física em 2021, somando mais de 70 indústrias de todo o País, que puderam negociar especialmente com lojistas de Pernambuco. Para o próximo ano, a JF Eventos já confirma a data de realização de mais uma edição física no segundo semestre.

Onde? Polo Caruaru – Nova Caruaru (PE)
Quando? 18 a 20 de agosto  de 2022
Mais informações: jfeventosoficial.com.br/eventos/femope-2022

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

A organização de todos os eventos diz que estarão comprometidas a seguirem todos os protocolos cabíveis de segurança em vigência em cada uma das datas, visando garantir o bem-estar dos presentes e a saúde pública da população brasileira de uma forma geral.

Deixe Um Comentário

  • Categories: Feiras

    Com organização do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol, o SIMM, a edição 2022 da Movinter começa amanhã, 28 […]

  • Categories: Marketing

    Colchões Castor – Chegar aos 60 anos em boa forma não é uma missão simples. Exige jogo de cintura, muita […]

  • Categories: Feiras
  • Categories: Indústria

    Indústria moveleira – Acompanhando as oscilações no mercado moveleiro nacional, impactado, entre outros motivos, pela instabilidade econômica e a retomada […]

Notícias em Destaque

  • Categories: Indústria, Notícias

    Abaixo do desejado desde dezembro de 2019, o nível dos estoques de produtos finais, que atingiu nível crítico no segundo […]

  • Categories: Indústria

    Na semana passada, nós falamos sobre as oportunidades para os móveis brasileiros nos Estados Unidos – clique para ler. Enquanto […]

  • Categories: Indústria

    A produção industrial no Brasil caiu 0,4% na passagem de agosto para setembro deste ano. Esta é a quarta queda […]

Assine
a nossa
Newsletter

    Opinião