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Para reter talentos, atenção à dinâmica entre gestores e funcionários é fundamental 

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Em um setor como o moveleiro, em que a questão da falta de mão de obra é uma queixa constante, estudos e dicas para a retenção de talentos são fundamentais. Por isso, nesta matéria, a Plataforma Setor Moveleiro buscou trazer informações sobre o relacionamento e a dinâmica entre gestores e funcionários

De acordo com alguns especialistas em gestão e suas pesquisas, assim como qualquer outro relacionamento humano, essa dinâmica precisa ser observada e cultivada constantemente. Isso porque, conforme indicam estes estudos, o tempo é curto tanto para se perder como para se conquistar esses laços.

A conclusão das pesquisas fala em cerca de uma semana, que seria, usualmente, o tempo de avaliação dos processos realizados dentro das empresas. A interação com a liderança afeta diretamente, não apenas na motivação do colaborador, como em seu desempenho. Um relacionamento ruim pode até mesmo ocasionar uma maior rotatividade de funcionários.  

Uma semana para mudar a dinâmica entre gestores e funcionários

O assunto foi tratado em um artigo publicado no Academy of Management Journal, a respeito de pesquisas de professores como Nikolaos Dimotakis, da Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. O texto revela que em um tempo de uma semana é possível verificar melhoras ou pioras na dinâmica entre os gestores e funcionários dentro das empresas. 

“Discutimos há muito tempo como estabelecer a relação entre líder e subordinado. Como qualquer outro relacionamento, não é estável”, diz. O segredo estaria, argumenta o professor, em prestar atenção às respostas emocionais decorrentes da dinâmica. “A forma como as pessoas se sentem impacta se o desempenho delas vai ser melhor que o esperado ou se vão se comportar mal”, avalia.

As relações positivas podem oferecer recompensas importantes para os funcionários, contribuindo para ganharem mais, serem promovidos ou terem condições melhores de trabalho, o que contribui, sem dúvida, para a redução do turnover – a taxa de rotatividade entre as equipes. Já relações negativas podem repercutir em funcionários com menos recursos e menos apreço pelo trabalho.

Liderança eficaz faz toda a diferença

Dimotakis é coautor de ‘Mudanças Semanais na Relação entre Líder e Subordinado’. O artigo ainda tem como autores professores de outras universidades americanas. 

Para estudar a dinâmica entre gestores e funcionários, 73 trabalhadores participaram da entrevista e avaliaram, ao longo de dez semanas, as interações com seus líderes. As respostas revelaram nuances de como as relações entre supervisores e funcionários mudam de uma semana para a outra.

A importância de uma liderança eficaz já esteve em discussão antes na Plataforma Setor Moveleiro. Por exemplo, em uma matéria sobre o Webinar Setor Moveleiro, com a participação de  Alan Sant’Anna, que falou sobre “Liderança eficaz como estratégia de reposicionamento”. Durante o evento online, o especialista ainda apresentou um conjunto de ideias, princípios e técnicas voltadas ao fortalecimento da liderança e desempenho das equipes de trabalho. 

A principal característica de uma liderança eficaz, portanto, deve ser uma boa comunicação. É, afinal, o bom relacionamento que irá diferenciar um chefe de um líder, diz a reportagem. O líder, reforça o texto, tem compromisso não só com o sucesso dos negócios, mas também de seus colaboradores.

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