Preloader

Fornecedores têm papel importante no desenvolvimento do setor moveleiro 

Fornecedores têm papel importante no desenvolvimento do setor moveleiro

[fusion_builder_container type=”flex” hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]

O desenvolvimento do setor moveleiro depende de diversos fatores. A cadeia produtiva, composta pelos fornecedores, fabricantes de móveis e varejo, deve estar sempre integrada e em sintonia para atender um consumidor exigente e bem-informado. 

Assim, muito além de lançar insumos que favoreçam melhores produtos, com qualidade e uma boa relação custo-benefício, os fornecedores devem também entender as mudanças na sociedade. São novas configurações familiares, novas necessidades e novos tamanhos de imóveis em cidades com metros quadrados cada vez mais disputados. Sem contar a preocupação com o futuro do planeta. 

Acompanhar as mudanças e evoluir em conjunto

Marcelo Cenacchi, diretor geral da Sayerlack
Marcelo Cenacchi, diretor geral da Sayerlack. Foto: Divulgação

A Sayerlack, fabricante de tintas e vernizes, completa 55 anos de história no final deste ano. Ao longo desse tempo acompanhou diversas mudanças na produção e no consumo de móveis. Tanto na forma de pintura e envernizamento das peças do mobiliário, quanto na introdução de novos maquinários nas linhas e na evolução do design.

“Sempre estivemos próximos e oferecendo soluções, muitas vezes, antecipando as tendências e sendo pioneira na oferta da tecnologia e de produtos sempre competitivos e de alta performance”, conta o diretor geral da companhia, Marcelo Cenacchi.

De acordo com ele, tudo isso impulsionou a empresa a pesquisar e introduzir uma série de novas tecnologias e produtos inovadores. Além de todo um conceito de atendimento e de assessoria técnica aos clientes, o que tornou a companhia uma especialista em soluções para madeira

Produtos inovadores e soluções completas

A ideia, reforça Cenacchi, é acima de tudo oferecer soluções completas aos clientes que produzem móveis seriados, de alto padrão, de design autoral e sob medida, incluindo marceneiros e artesãos. Dessa forma, confirma, eles podem elevar seus padrões de qualidade na entrega dos seus produtos de mobiliário

Para isso, a Sayerlack vem buscando inovar e investir para introduzir novas tecnologias no mercado. “Priorizamos soluções em tintas, vernizes e processos de pintura de qualidade diferenciada, alta performance e ganhos de produtividade”, reforça o diretor. 

Ao conseguir entregar insumos com maior qualidade, ao mesmo tempo, empresa não se esquece da responsabilidade com a saúde das pessoas e do planeta. O desenvolvimento das tintas e vernizes também tem como foco ter produtos mais amigáveis e de alta performance. 

Esta é uma tendência mundial que se consolida por meio da pesquisa de diversas tecnologias como cura ultravioleta e produtos à base d’água, na utilização de matérias primas de fontes renováveis e principalmente, no respeito e na preservação dos recursos e do meio ambiente. 

De olho na sustentabilidade

A sustentabilidade, aliás, é um assunto constante e consolidado na trajetória da Sayerlack. Muito antes de a agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) ganhar destaque, seus parâmetros já faziam parte da forma de fazer negócios dentro da companhia, conta Cenacchi. 

Portanto, destaca, os investimentos e as transformações foram implementados e absorvidos ao longo de várias décadas. Entre eles, há a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), inaugurada ainda em 1998. 

ETE implantada na década de 1990 na Sayerlack
ETE implantada na década de 1990 na Sayerlack. Foto: Miro Martins

“Fomos pioneiros ao implantar uma ETE nas instalações industriais, tratando todo o efluente gerado e devolvendo a água totalmente limpa ao ambiente. Hoje, parte da água tratada é usada para regar os jardins e para abastecer um reservatório exclusivo do sistema de combate a incêndios, de 1 milhão de litros; um investimento mais recente”, enumera o diretor.

Recentemente, dentro da agenda, a Sayerlack engajou no projeto de um móvel totalmente sustentável, desenvolvido e produzido pela JB Bechara, fabricante de móveis de Tanabi (SP). A Plataforma Setor Moveleiro falou sobre o produto em uma matéria sobre as tendências sustentáveis no morar

“Fizemos parte desse projeto pois acreditamos no potencial da madeira como matéria prima renovável. E por direcionar todo o nosso desenvolvimento para produtos mais amigáveis ao meio ambiente e que garantam vida longa à madeira em todos os seus usos”, explica.

Mas, as ações não param na sustentabilidade ambiental. Há, ainda, programas de estímulo à educação, geração de renda e direcionamento de jovens na carreira. Projetos com jovens com foco no ingresso no mercado de trabalho oferecem oportunidades para jovens aprendizes, inclusive, na própria empresa. 

Aposta na proximidade para o desenvolvimento do setor moveleiro

Os resultados dos investimentos e dos produtos desenvolvidos podem ser conferidos nas principais feiras e eventos do setor moveleiro. “Entendemos que estar presente nos eventos, é a demonstração da nossa contínua premissa de promover e participar de ações que impulsionam o desenvolvimento do setor moveleiro nacional”, avalia Cenacchi. “Assim, tornamos o setor cada vez mais forte, equilibrado e competitivo em relação aos demais países”, completa.

Feiras garantem o relacionamento com os fabricantes
Feiras garantem o relacionamento com os fabricantes. Foto: Divulgação

São certas as participações na Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) e na Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (Formóbile). Além do objetivo institucional para posicionar a Sayerlack, são eventos que contribuem para a consolidação no relacionamento com os clientes. 

A proximidade é mantida, do mesmo modo, com a presença de filiais nos principais pólos moveleiros. As unidades contam com  laboratório, coloristas e possibilidade de produção de pequenos lotes além de vendedores técnicos no atendimento de cada particularidade das indústrias dessas regiões. “Também temos o respaldo de nossa Rede de Distribuidores Autorizados, que são quase 170, em todo o Brasil. Isso multiplica nossas soluções para as indústrias de pequeno porte e marcenarias”, finaliza Cenacchi.

 

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Veja também