No setor moveleiro, parcerias estratégicas e colaborações desempenham um papel fundamental no fortalecimento da competitividade e na ampliação de oportunidades de crescimento. À medida que as empresas enfrentam desafios relacionados à inovação, sustentabilidade e eficiência, unir forças com outros players da indústria – sejam estes fornecedores, distribuidores ou até concorrentes – pode ser a chave para alcançar novos mercados e melhorar a oferta de produtos. Na matéria abaixo, você vai saber mais sobre as colaborações e, também, conhecer exemplos.
O mercado moveleiro tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças nas preferências dos consumidores e um mercado cada vez mais competitivo.
Em meio a esse cenário, as parcerias estratégicas e as colaborações entre empresas têm se mostrado fundamentais para promover inovação, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
Seja por meio de alianças com fornecedores, parcerias com startups de tecnologia ou colaborações com instituições de pesquisa, as empresas do setor encontram novas maneiras de se destacar e agregar valor aos seus produtos.
Essas colaborações, por sua vez, além de permitirem que as empresas compartilhem recursos e conhecimentos, fomentam um ambiente de inovação onde novas ideias podem ser desenvolvidas com agilidade.
Parcerias estratégicas no âmbito da tecnologia
Parcerias que envolvem o uso de tecnologia avançada para o desenvolvimento de materiais sustentáveis, por exemplo, têm ajudado a redefinir padrões de qualidade e responsabilidade ambiental na indústria.
Ao combinar expertise e tecnologias complementares, nesse caso, as empresas moveleiras conseguem criar soluções que atendem melhor às demandas dos consumidores por produtos mais duráveis, personalizados e ecologicamente responsáveis.
Diferencial para as empresas
Além disso, as parcerias estratégicas podem ser um diferencial para as empresas que buscam expandir sua presença em novos mercados.
A colaboração com empresas locais ou internacionais possibilita uma melhor adaptação às necessidades específicas de diferentes regiões, otimizando tanto a logística quanto a distribuição.
Nesta matéria, que irá lhe apresentar a importância das parcerias estratégicas, além de exemplos no setor moveleiro, você vai conferir:
- O que são parcerias estratégicas no setor moveleiro e como funcionam?
- Quais tipos de parcerias estratégicas são mais comuns no mercado moveleiro?
- Como identificar potenciais parceiros estratégicos no setor de móveis?
- Quais são os benefícios das colaborações para as empresas moveleiras?
- Quais exemplos de parcerias bem-sucedidas no setor moveleiro são inspirações?
O que são parcerias estratégicas no setor moveleiro e como funcionam?
Segundo Vitor Guidini, sócio-diretor comercial da Cimol Móveis, as parcerias estratégicas no setor moveleiro consistem na colaboração intencional entre duas ou mais empresas com o objetivo de alcançar benefícios mútuos que seriam difíceis de obter individualmente.
“Essas parcerias, nesse sentido, podem abranger uma ampla gama de atividades, que vão desde o desenvolvimento conjunto de produtos inovadores até a otimização de processos de produção e distribuição”, pontua.
Ao unir forças, as empresas conseguem compartilhar riscos, reduzir custos, acessar novas tecnologias, e, principalmente, alavancar o conhecimento especializado de seus parceiros para criar soluções que atendam melhor às necessidades do mercado.
O funcionamento dessas parcerias acontece através de acordos formais que definem claramente os objetivos, responsabilidades e expectativas de cada parte envolvida.
Esses acordos, por sua vez, podem variar de joint ventures, em que duas empresas criam uma nova entidade para explorar uma oportunidade de mercado específica, até colaborações mais flexíveis, como contratos de fornecimento exclusivo ou co-desenvolvimento de produtos.
Formação de alianças abrangentes
Euclides Longhi, presidente da Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul), complementa, também, que as parcerias estratégicas podem ser entre entidades, instituições, profissionais, setor público e também setor privado.
“As colaborações funcionam, antes de tudo, por meio do diálogo entre as partes interessadas para estabelecer o propósito, o formato e as vantagens para ambas as partes”, explica.
Nesse contexto, Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), pontua que a Associação acredita que o verdadeiro valor do associativismo reside, justamente, na capacidade de formar alianças abrangentes, complementares e duradouras, como as que temos com nossos associados e parceiros.
“Representando a indústria moveleira de norte a sul do país há mais de 45 anos, temos atuado com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, liderando uma série de iniciativas para impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira-móvel.”
O segredo para boas parcerias estratégicas
Independentemente da forma, a chave para o sucesso de uma parceria estratégica no setor moveleiro está na transparência, no alinhamento de interesses e na capacidade de ambas as partes de se adaptarem às mudanças do mercado e colaborarem de maneira eficaz para o sucesso conjunto.
Guidini aponta que, no contexto das parcerias estratégicas no setor moveleiro, existem alguns pontos que podem ser relevantes.
Inovação e tecnologia
Conforme explica o sócio-diretor comercial, parcerias com empresas de tecnologia podem ajudar na automação de processos, na implementação de técnicas de produção mais eficientes e na criação de produtos inovadores que atendam às novas demandas dos consumidores.
Sustentabilidade
“A colaboração com fornecedores que adotam práticas sustentáveis pode não só reduzir custos a longo prazo, mas também melhorar a imagem da empresa perante os consumidores que valorizam a responsabilidade ambiental”, destaca Guidini.
Expansão de mercado
Segundo o sócio-diretor comercial, “parcerias com distribuidores ou revendedores em novas regiões ou países podem abrir novos mercados e aumentar a base de clientes”.
Cadeia de suprimentos
“Colaborações com fornecedores de matéria-prima podem garantir qualidade, reduzir custos e mitigar riscos relacionados à escassez ou aumento de preços de materiais”, ressalta Guidini.
Capacitação e desenvolvimento
O sócio-diretor comercial aponta, ainda, que são fundamentais as parcerias com instituições de ensino ou consultorias especializadas para capacitar a mão de obra e desenvolver novas habilidades necessárias para o futuro da indústria.
Marketing conjunto
“Por fim, as colaborações em campanhas de marketing e branding podem amplificar o alcance das empresas envolvidas e criar uma imagem de marca mais robusta no mercado”, ressalta Guidini.
Quais tipos de parcerias estratégicas são mais comuns no mercado moveleiro?
No mercado moveleiro, alguns tipos de parcerias estratégicas se destacam pela frequência e pelos resultados que proporcionam.
Parcerias estratégicas com fornecedores
As alianças com fornecedores, por exemplo, são bastante comuns e, segundo o sócio-diretor comercial, visam garantir o acesso a matérias-primas de qualidade, além de condições de compra mais vantajosas.
Essas parcerias, no geral, permitem que os fabricantes moveleiros inovem em design e acabamentos, melhorando a competitividade de seus produtos.
Colaborações entre o setor moveleiro e empresas de tecnologia
Outra forma de colaboração frequente destacada por Guidini é com empresas de tecnologia, onde o foco está na incorporação de soluções digitais, como softwares de gestão de produção, ferramentas de automação e plataformas de e-commerce, que ajudam a otimizar a operação e a oferecer uma experiência diferenciada ao cliente final.
Parcerias com outras indústrias
Parcerias com outras indústrias também ganham destaque nesse cenário, como aquelas com empresas de decoração e arquitetura, que buscam oferecer soluções integradas ao mercado.
Essas colaborações, nesse sentido, permitem a criação de produtos customizados e ambientes planejados que atendem às necessidades específicas de consumidores e profissionais da área.
Colaboração com instituições de pesquisa e universidades
Ademais, alianças com instituições de pesquisa e universidades são cada vez mais valorizadas, principalmente para o desenvolvimento de materiais sustentáveis e novas técnicas de produção, evidenciando um movimento em direção à inovação e à sustentabilidade que tem permeado o setor.
Parcerias estratégicas entre entidades
Longhi destaca, também, a presença e a importância das parcerias entre entidades. Segundo o presidente da Movergs, a Associação, por exemplo, é parceira de diversas entidades ligadas à cadeia moveleira, especialmente para realização e divulgação de ações e eventos.
“Também temos parceiros para oferecer condições diferenciadas na contratação de serviços – como assessoria tributária e jurídica, emissão de certificados digitais, entre outros. É importante estar sempre aberto às possibilidades, buscando parcerias que sejam vantajosas e colaborem para fortalecer as duas partes.”
Como identificar potenciais parceiros estratégicos no setor de móveis?
Identificar potenciais parceiros estratégicos no setor de móveis exige uma análise cuidadosa das necessidades e objetivos da empresa, bem como um mapeamento detalhado do mercado e dos players que atuam nele.
“Assim como outros segmentos, o mercado de móveis é bastante dinâmico, ou seja, existem amplas possibilidades de parcerias estratégicas no setor moveleiro, voltadas para diferentes necessidades”, ressalta Longhi.
Avaliação de áreas da empresa
O primeiro passo, de acordo com o sócio-diretor comercial, consiste em avaliar quais são as áreas da empresa que poderiam se beneficiar de uma parceria – seja na inovação de produtos, na distribuição, no marketing ou na sustentabilidade.
Consideração do portfólio de produtos e serviços
Em seguida, é importante considerar empresas que tenham um portfólio de serviços ou produtos complementares, expertise tecnológica relevante ou que possuam uma base de clientes que possa ser explorada em conjunto.
A identificação de sinergias claras entre as partes é fundamental para assegurar que a parceria possa gerar valor para ambas.
Participação em eventos
Além disso, um bom ponto de partida para a identificação de parceiros estratégicos é a participação em feiras, eventos e redes de associações do setor moveleiro.
Esses ambientes oferecem oportunidades de networking e possibilitam o contato direto com empresas que estão ativas e dispostas a colaborar.
Outra estratégia é acompanhar tendências e movimentos do setor, observando quais empresas estão investindo em áreas que possam se alinhar com os objetivos estratégicos da sua empresa.
Quais são os benefícios das colaborações para as empresas moveleiras?
As colaborações estratégicas oferecem uma série de vantagens para as empresas moveleiras, começando pela oportunidade de impulsionar a inovação e o desenvolvimento de novos produtos.
Aceleração de processos de pesquisa
Ao trabalhar em conjunto com parceiros que possuem habilidades complementares, as empresas conseguem acelerar seus processos de pesquisa e desenvolvimento, trazendo soluções mais rapidamente ao mercado, segundo Guidini.
“Parcerias com designers ou outras empresas do setor, por exemplo, podem levar ao desenvolvimento conjunto de novas linhas de produtos, diferenciando a empresa no mercado e atendendo a demandas específicas dos consumidores.”
A importância do associativismo para as empresas moveleiras
O presidente da Movergs complementa a visão do sócio-diretor comercial, evidenciando a importância do associativismo no setor moveleiro.
“Como entidade que representa as indústrias de móveis do Rio Grande do Sul, a Movergs trabalha há mais de 35 anos para tornar as empresas gaúchas mais competitivas, defender seus interesses e buscar parcerias vantajosas para seus associados”, exemplifica.
Troca de conhecimentos e tecnologias
Além desses aspectos, essas parcerias permitem a troca de conhecimentos e tecnologias, possibilitando que ambas as partes envolvidas tenham acesso a competências que não possuem internamente.
Essa combinação de expertise, por sua vez, pode resultar em produtos mais inovadores, sustentáveis e com maior valor agregado, atraindo consumidores e diferenciando a marca da concorrência.
Otimização de custos e eficiência operacional
Outro benefício significativo das colaborações no setor moveleiro é a otimização de custos e a eficiência operacional.
“Parcerias com fornecedores ou outros fabricantes podem permitir a compra de matérias-primas em maiores quantidades a preços mais baixos, ou a divisão de custos em projetos conjuntos”, destaca o sócio-diretor comercial.
Oportunidade de entrada em novos mercados
Ademais, colaborações bem estruturadas podem abrir portas para novos mercados, ao permitir que empresas locais se beneficiem do conhecimento e da rede de contatos de parceiros internacionais, por exemplo.
Essa expansão geográfica facilita, portanto, a adaptação a diferentes demandas regionais e melhora a resiliência da empresa frente a flutuações econômicas.
“Falando especificamente sobre os benefícios que as parcerias estratégicas trazem para as empresas, destaco o fortalecimento do setor como um todo. Quando criamos vínculos com outras entidades e instituições representativas, somamos forças. O mesmo se aplica às parcerias público-privadas que fomentam inovação, investimento, qualificação profissional, entre outros. O mesmo se aplica às parcerias público-privadas que fomentam inovação, investimento, qualificação profissional, entre outros”, pontua Longhi.
Quais exemplos de parcerias bem-sucedidas no setor moveleiro podem ser inspirações?
No setor moveleiro, há diversos exemplos de parcerias bem-sucedidas que servem como inspiração para empresas que desejam adotar estratégias colaborativas.
Parcerias estratégicas entre indústrias de móveis e empresas de tecnologia
Um caso notável é a possível colaboração entre fabricantes de móveis e empresas de tecnologia, como a parceria entre uma grande marca de móveis e uma startup especializada em soluções de realidade aumentada.
Esse tipo de aliança permitiria que a empresa de móveis oferecesse aos clientes uma experiência interativa de visualização de seus produtos em ambientes reais, aumentando significativamente as vendas online e a satisfação do consumidor.
A utilização de realidade aumentada para personalização e simulação de espaços, por sua vez, traz um diferencial competitivo que atrai um público mais jovem e conectado, além de melhorar o engajamento nas plataformas digitais.
“Um exemplo prático do setor é a IKEA, que estabelece parcerias com designer e com empresas de tecnologia, como a parceria com a Sonos para criar móveis com sistemas de som integrados, e com a Adidas para desenvolver móveis que atendam às necessidades de esportistas”, argumenta Guidini.
Colaborações estabelecidas pelas associações
Munhoz destaca, nesse sentido, as parcerias estabelecidas pela Abimóvel, como o Projeto Setorial Brazilian Furniture, em parceria com a ApexBrasil, que promove as exportações e a internacionalização de marcas.
“O projeto engloba uma série de iniciativas desde a exibição de produtos brasileiros em eventos mundiais até rodadas de negócios internacionais e missões comerciais.”
O presidente da Associação destaca, ainda, que, no caso da Abimóvel, “através do poder da colaboração, do associativismo e cooperativismo esperamos continuar abrindo caminhos e construindo um futuro ainda mais promissor para a indústria brasileira e de toda a cadeia do mobiliário do País”.
Ainda no âmbito do associativismo, o presidente da Movergs pontua que a Associação é um case de sucesso.
“O principal exemplo é a união administrativa entre a Movergs e o Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves). As duas entidades sempre mantiveram um relacionamento próximo, apoiando uma à outra em diversas demandas. Desde outubro de 2020, operam com a mesma equipe técnica, otimizando recursos humanos e financeiros. Além disso, a Movergs é parceria de entidades como Abimóvel, Affemaq, Fiergs, Senai, Sebrae e outras.”
Parcerias estratégicas com empresas sustentáveis
Outro exemplo é a parceria entre empresas moveleiras e fornecedores de materiais sustentáveis.
Muitas marcas têm buscado colaborações com startups e instituições de pesquisa focadas no desenvolvimento de materiais ecológicos, como madeiras certificadas, revestimentos biodegradáveis e tecidos recicláveis.
“A Knoll é uma empresa que tem parcerias focadas em sustentabilidade, utilizando materiais reciclados e processos de produção eco-friendly em seus produtos, como o uso de tecidos ecológicos nas cadeiras”, exemplifica o sócio-diretor comercial.
Fortalecimento da imagem da marca
Essas parcerias, portanto, além de ajudarem a criar produtos que atendem à crescente demanda por sustentabilidade, fortalecem a imagem da marca perante um público mais consciente.
“Todos esses exemplos mostram como colaborações bem estruturadas podem impulsionar a inovação, fortalecer marcas, e abrir novas oportunidades de mercado. Além disso, destacam a importância de escolher parceiros que complementem as capacidades da empresa e que compartilhem valores e objetivos comuns”, finaliza Guidini.