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A Black Friday 2023 acontece oficialmente no dia 24 de novembro. Desde 2011, a conhecida data de descontos do comércio norte-americano faz parte do vocabulário do varejo brasileiro. E, para garantir bons resultados e a melhor experiência para o consumidor, em qualquer canal de vendas, é preciso se preparar.
![Rodolfo de França Ribeiro Junior, da Baianão Móveis e Eletro](https://www.setormoveleiro.com.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-14-at-09.40.40-1-200x267.jpeg)
Conforme a tradição nos Estados Unidos, as promoções aconteceriam apenas na sexta-feira logo após o feriado de Ação de Graças. Mas hoje, no Brasil, as ofertas já se estendem ao longo do mês de novembro, conforme as informações do CEO das Lojas MM, Marcio Pauliki. “E, já há algum tempo, é o segundo melhor mês do ano para o varejo”, revela.
Antes de incorporar a promoção, lembra, novembro representava um grande hiato entre as vendas do Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, e o Natal, última grande data do ano para o varejo. É também uma forma de oferecer mais oportunidade para os clientes, acredita.
Rodolfo de França Ribeiro Junior, da Baianão Móveis e Eletro, com lojas na Bahia, concorda. Para ele, a Black Friday tem sido uma grande impulsionadora do varejo brasileiro. “E nós percebemos as vendas ganhando força tanto nos canais digitais quanto nos canais físicos”, avalia.
Vender mais na Black Friday exige preparação
Se o consumidor ainda não está pensando no que vai poder comprar com os descontos oferecidos pela Black Friday, o varejo já precisa pensar em que tipo de produtos estarão em promoção. As negociações com os fornecedores, em geral, já tiveram início. Tanto a Lojas MM como a Baianão Móveis e Eletro estão desde o mês de julho no planejamento da data.
Com isso, a expectativa de Ribeiro Junior é manter o faturamento da Black Friday de 2022. Na Lojas MM, há projeção de crescimento de 20% a 30% em relação ao ano passado, em função da redução de preços e também de valores de frete. Celulares e eletroportáteis devem representar o maior volume, de acordo com o CEO.
![Movimentação de clientes na Black Friday das Lojas MM](https://www.setormoveleiro.com.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-13-at-11.08.54-1-600x336.jpeg)
Pauliki, da varejista paranaense, conta que, além das promoções, a rede aproveita o movimento maior de compradores para testar possíveis lançamentos para a linha do ano seguinte. “A maior promoção do ano nos permite também fazer esse laboratório e garantir assertividade”, explica.
Bom para o varejo, bom para a indústria moveleira
![O CEO da Móveis Lopas, Carlos Augusto Lopes](https://www.setormoveleiro.com.br/wp-content/uploads/2023/08/WhatsApp-Image-2023-08-15-at-09.10.27-e1692112511870-1-200x221.jpeg)
De acordo com o CEO da Móveis Lopas, Carlos Augusto Lopes, a Black Friday é importante para o setor moveleiro também. “Ao oferecer valores mais atrativos e promoções exclusivas, as lojas têm na Black Friday uma oportunidade de atrair uma base de clientes maior e fidelizá-los. Os pedidos para a fábrica nessa época são consideravelmente aumentados, representando um dos melhores períodos do ano em vendas”, diz.
Isso se deve, avalia Lopes, à evolução do planejamento dos varejistas. “Hoje eles pensam antecipadamente em como surpreender os clientes, têm estratégias antecipadas e mais assertivas, Vários de nossos compradores se preparam por meses, para que tudo ocorra dentro do planejado, com o intuito de obter bons resultados”, conta.
A expectativa do consumidor com essas campanhas é fundamental, na visão da diretora da Patrimar Móveis, Patrícia Guimarães. “A expectativa do consumidor aumenta ano a ano, na espera de fazer bons negócios e poder alcançar melhores resultados na realização de suas compras. E isso faz com que aumente a compra de móveis gradativamente a cada ano”, avalia.
Para garantir bons resultados, conta a diretora, a Patrimar tem se esforçado para levar boas oportunidades de compra aos clientes. “Flexibilizamos a comercialização por meio de campanhas e ações promocionais para que o lojista tenha melhor preço de vendas nos móveis, e consequentemente damos mais oportunidade de compra para os consumidores”, conclui.
Cooperação faz a diferença na Black Friday
![O presidente da SBVC, Eduardo Terra](https://www.setormoveleiro.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Foto-EDUARDO-TERRA-2020-1-200x267.jpeg)
O planejamento conjunto entre varejo e indústria é, de fato, algo que pode fazer a diferença nos resultados da data, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra. “É uma data que tem como objetivo queimar estoques, por isso a preparação e a cooperação são fundamentais”, avalia.
Em relação aos resultados, Terra confirma que a expectativa é muito boa do ponto de vista macro. Mas é preciso pensar, pondera, que os resultados deste ano podem ser impactados na comparação pelos do ano passado, quando a Black Friday precedeu a Copa do Mundo de futebol masculino, realizada em dezembro de 2022.
Entre os setores que podem ter queda na comparação seriam o de produtos eletrônicos, como os televisores e até mesmo o de supermercados.
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